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CONCEPÇÃO, AMBIÊNCIA, IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA

APRESENTAÇÃO

Não há nenhum tipo de regra que permeie o processo de concepção visual, nenhuma cartilha a ser seguida ou padrão estabelecido, aliás, se houvesse qualquer macete nesse sentido perderíamos o caráter subjetivo da criação, mesmo se tratando de um processo para fins comerciais. O que há sim é um código de signos que norteiam diferentes linguagens e um compromisso com o resultado, mas mais importante que conhecer essa malha de significações, é compreender e reinventar os meios e as associações para transgredi-lo.

Premissas existem, e como em quase tudo é formada basicamente por uma tríade: O compromisso com o mercado, a compreensão dos anseios do cliente e o alinhamento dos dois fatores pela capacidade criativa de quem concebe. A partir disso, cabe ao desenvolvedor gerar o seu processo criativo, seus dispositivos de analogia e a destreza ao trabalhar com os signos que envolvem cada processo de maneira singular

Vez ou outra o processo pode se tornar exaustivo em demasia e cabe ao criador identificar onde residem os nós que estancam o processo e desatá-los, porém, inevitavelmente caímos em tentação de transferir a responsabilidade desse momento estanque ao cliente, mas que fique claro, quando se chega nesse ponto é hora de rever sua capacidade de compreensão junto ao cliente ou de reciclar a maneira de perceber e conceber seu pequeno universo simbólico. Em outras palavras, o exercício diário de transitar nesse purgatório inconteste que oscila entre a permissividade e a altivez do criador, é um grande passo em busca dos resultados harmônicos e consensuais.

Assim sendo, o grande exercício é desenvolver formas diferentes de processo criativo ou formas criativas de concepção e de certa maneira incorporar à frase de Marshall McLuhan, “O meio é a mensagem”.

PROCESSO

A CONCEPÇÃO
Um nome será criado e será atrelado ao conceito da marca, a partir do perfil de produto dentro de um posicionamento de mercado. Esse trabalho de pesquisa e de associação é feito conjuntamente com o trabalho de conceituação do ambiente de marca e desenvolvimento da designação gráfica desse nome, em outras palavras o logotipo.
A AMBIÊNCIA
Tão importante quanto o nome e sua representação gráfica, a concepção de um ambiente conceitual que definirá o sistema visual de representação a ser comunicado. Dessa maneira, o trabalho gráfico passa a ser a materialização desse ambiente planejado e a esse universo que chamaremos de marca.
A IDENTIDADE
"A identidade visual corporativa vem se convertendo num tópico de frequentes discussões. É surpreendente, se considerarmos, apenas, a vitalidade que se pode ter ao estabelecer e realçar a imagem pública de uma empresa ou instituição e a concepção de valores, por assim dizer, indispensáveis. Esse último tem especial relevância numa era marcada pela igualdade de produtos e suas características, e pelo crescente fluxo de informação. Mais do que nunca cada empresa deve diferenciar-se das demais e acima de tudo destacar-se. Uma identidade cuidadosamente construída e sua posição frente ao seu mercado, são ajudas imprescindíveis para que uma organização sobressaia frente à concorrência. Em um projeto de Identidade Corporativa, há um conglomerado de aspectos que tangem da direção ao desenho, e o Manual visual dessa identidade é o primeiro passo constituinte dessas premissas, dentre tantos outros que por ventura virão."

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